21 de junho de 2012

1 A origem das gírias

Tumblr_m5h1fz1waa1ro5c08o1_500_large
Olá pessoal,
Bom, estava pensando esses dias, “De onde vieram as gírias?”, “Por que usamos as gírias?”.
Quem nunca ouviu ninguém dizer por exemplo aquele cara é um grande puxa-saco ou aquela garota é uma maria vai com as outras ou até Aquele garoto é mesmo um X9, de onde será que vieram essas expressões? Para saber tudo é só clicar em Leia Mais aí em baixo:
Puxa-saco – essa expressão nasceu nos tempos em que havia uma moda de se usar um casaco largo, conhecido como paletó-saco. Os homens mais importantes adotaram essa moda e seus bajuladores sempre vinham atrás, como quem puxava a ponta do saco, aí surgindo a expressão.
Maria vai com as outras – Maria era uma rainha portuguesa (mãe de D. João VI) que era mentalmente conturbada. A rainha Maria I (quando mudou-se para o Brasil com seu filho por conta de invasão de Napoleão a Portugal) andava sempre com suas damas de companhia nos envoltos do palácio, quando o povo as viam já iam dizendo “lá vai a Maria com as outras”, surgindo assim a expressão que usamos até hoje.
X9 – O X9 era um agente secreto de uma história americana de quadrinhos que infiltrava-se no meio de bandidos para desmascará-los, assim usamos hoje o nome desse personagem como uma expressão para designar outras pessoas.
Bom, eu poderia ficar escrevendo significados aqui o dia todo, mas aí o post fica grande demais. Abaixo dois vídeos com mais significados de gírias e expressões, vale também vizitar os sites em que eu pesquisei, links lá em baixo.
Espero que tenham gostado, até a próxima.
Espero os seus comentários.
Créditos: www; www; www.

1 comentários:

  1. Gostei de saber de onde veio essas gírias. Mas eu esperava saber sobre da onde veio a gíria azeite não é meu parente.
    Talves, tenha no video, mas eu ainda não tive tempo de ve_lo.
    Quando tiver tempo comento de volta.

    ResponderExcluir